terça-feira, 23 de outubro de 2012

Quinteto Violado abre CIENTEC Cultural com show na Praça Cívica do Campus



Quinteto Violado se apresenta na Praça Cívica do Campus
O grupo musical Quinteto Violado abre hoje a programação cultural da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). O show do grupo pernambucano está agendado às 20h, no palco montado na Praça Cívica do Campus.


Amanhã, dia 24, o Quinteto Violado apresenta concerto didático no auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), das 8h às 12h. Na ocasião o grupo falará sobre o seu repertório, instrumentos e conversa sobre detalhes de sua longa carreira.

A programação de hoje à noite, na Praça Cívica e a de amanhã, na EMUFRN, são gratuitos.  


A história do Quinteto
Em 1971 surgiu em Pernambuco um grupo musical que traçava um novo caminho para a MPB. Diante da indecisão no cenário da música nacional, após a erupção do movimento tropicalista, o Quinteto Violado apresentava uma proposta fundamentada nos elementos musicais da cultura regional, através de trabalhos de pesquisa e da própria vivência de cada um dos seus integrantes, originários da região nordeste do Brasil.

Conseguindo extrair das mais simples manifestações populares a sua essência rítmica e melódica, o grupo criou uma nova concepção musical, cujo traço fundamental é a interação entre o erudito e o popular, sem desfiguração, reafirmando a ideia de que toda arte é sempre a universalização do popular.

Já são 35 anos de trabalho onde se intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais. A saga do Quinteto Violado percorre todo o Brasil, do sul, com toda a sua influência nativista, até a Amazônia, onde os ritmos e sons da natureza falam mais alto. Essa trajetória está hoje registrada em livro, vídeo e mais de 47 discos lançados no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário