terça-feira, 23 de outubro de 2012

Quinteto Violado abre CIENTEC Cultural com show na Praça Cívica do Campus



Quinteto Violado se apresenta na Praça Cívica do Campus
O grupo musical Quinteto Violado abre hoje a programação cultural da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). O show do grupo pernambucano está agendado às 20h, no palco montado na Praça Cívica do Campus.


Amanhã, dia 24, o Quinteto Violado apresenta concerto didático no auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), das 8h às 12h. Na ocasião o grupo falará sobre o seu repertório, instrumentos e conversa sobre detalhes de sua longa carreira.

A programação de hoje à noite, na Praça Cívica e a de amanhã, na EMUFRN, são gratuitos.  


A história do Quinteto
Em 1971 surgiu em Pernambuco um grupo musical que traçava um novo caminho para a MPB. Diante da indecisão no cenário da música nacional, após a erupção do movimento tropicalista, o Quinteto Violado apresentava uma proposta fundamentada nos elementos musicais da cultura regional, através de trabalhos de pesquisa e da própria vivência de cada um dos seus integrantes, originários da região nordeste do Brasil.

Conseguindo extrair das mais simples manifestações populares a sua essência rítmica e melódica, o grupo criou uma nova concepção musical, cujo traço fundamental é a interação entre o erudito e o popular, sem desfiguração, reafirmando a ideia de que toda arte é sempre a universalização do popular.

Já são 35 anos de trabalho onde se intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais. A saga do Quinteto Violado percorre todo o Brasil, do sul, com toda a sua influência nativista, até a Amazônia, onde os ritmos e sons da natureza falam mais alto. Essa trajetória está hoje registrada em livro, vídeo e mais de 47 discos lançados no Brasil e no exterior.

Artista plástico Dorian Gray lança livros nos estandes da Editora Universitária durante a CIENTEC

O artista plástico Dorian Gray Caldas lança os livros “A Necessidade do Mito” e “A Hora Única”. O lançamento acontece nos estandes 9, 10 e 11 da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) no dia 26 de outubro, às 17h, durante a programação da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), na Praça Cívica do Campus da UFRN.

Mais conhecido como artista plástico, graças às inúmeras telas, tapeçarias, esculturas e aquarelas que vem produzindo ininterruptamente há mais de 60 anos, Dorian Gray Caldas reserva surpresas ao seu vasto ciclo de admiradores através de suas obras.

 “A necessidade do mito” revela um autor preocupado com os grandes temas que afligem o homem desde os tempos mais remotos. É um trabalho de investigação que reúne contribuições da antropologia, da filosofia, da história da arte, com destaque para os estudos sobre o poeta Luís de Camões. A obra sela uma parceria da UFRN com o Serviço Social do Comércio (SESC).

O livro “A hora única” reúne parte dos ensaios que Dorian Gray dedicou aos artistas e escritores norte-riograndenses. Dessa lista, fazem parte os poetas Homero Homem, Nilson Patriota, Jaime dos G. Wanderley, Luís Carlos Guimarães, os escritores Peregrino Júnior e Veríssimo de Melo, e os artistas plásticos Jussier Ribeiro, Hélio Melo e Zaira Caldas. Essa obra sai em coedição com o Banco Nacional do Nordeste (BNB) e a Academia Norte-Riograndense de Letras.

O duplo lançamento abre a Coleção Dorian Gray Caldas da UFRN e reafirma a importância desse artista a quem a mesma instituição federal conferiu, em 2008, o título de Doutor Honoris Causa por seus inestimáveis serviços prestados à arte e à cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

O próximo título da Coleção Dorian Gray Caldas será o livro “Do Outro Lado da Sombra”, reunindo sua produção poética. Esse lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2013.

Dirigentes Municipais de Educação do RN participam de seminário na CIENTEC

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) do Rio Grande do Norte realiza, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o seminário “Fomentando o debate sobre os Planos Municipais do Livro e Leitura”, no dia 25 de outubro.

O evento é voltado a secretários municipais de educação e cultura do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de incentivar os dirigentes estaduais e municipais a iniciarem o processo de elaboração dos Planos Municipais do Livro e Leitura.

As mesas-redondas contam com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Biblioteca Nacional, que irão fazer exposição sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura, além de passarem orientações para a elaboração dos Planos Municipais.

O seminário integra a programação da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), e acontece na Sala Multiuso do Pavilhão da Educação, na Praça Cívica, às 9h.