Estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí expõem projeto que beneficia deficientes visuais na CIENTEC

Fotos: Josenalde Barbosa de Oliveira

Alunos do 3º ano do Ensino Médio, integrantes do curso Técnico em Informática da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica Especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), expõem projeto que contribui para a autonomia de deficientes visuais durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).

O projeto, chamado “Dispositivos para auxílio ao mapeamento espacial de ambientes para portadores de necessidades visuais especiais” está exposto no stand 115 da CIENTEC. Os visitantes são convidados a interagir com o equipamento desenvolvido, simulando uma situação em que o dispositivo mapeia e informa ao usuário sua localização exata.

A intenção é que o equipamento seja aprimorado para que possa ser utilizado por deficientes, facilitando sua locomoção em seções de supermercado, museus, repartições ou prédios, entre outros locais.

Os estudantes Uilma Natali e Deyvison Dantas (bolsistas de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ) e Renato Nascimento, voluntário, iniciaram o desenvolvimento do equipamento em março deste ano, sob a orientação da professora Josenalde Barbosa de Oliveira.

O projeto também será submetido à próxima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece em março de 2013.

Um comentário:

1. A Reitora só esqueceu do DESCASO COM O OS ALUNOS DOS CAMPI DO INTERIOR QUE VIERAM APRESENTAR SEUS TRABALHOS NA CIENTEC E A PROEx NÃO HAVIA PROVIDENCIADO OS ESTANDES. ATÉ QUANDO OS GESTORES DA UFRN NÃO VÂO INTERAGIR DE FATO E DE DIREITO COM A INTERIORIZAÇÃO DA UFRN?