quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Campanha Nacional de Otorrinolaringologia chega à Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe a partir de amanhã, 26 de outubro, a exposição itinerante da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a Campanha Nacional de Saúde “Caminhos da Otorrinolaringologia”.

A campanha tem por objetivo educar e conscientizar a população sobre as principais doenças que atingem essa região do corpo humano e, de acordo com o professor do Departamento de Cirurgia da UFRN, José Diniz, faz parte de uma política de prevenção de doenças que podem afetar órgãos específicos como nariz, garganta e ouvidos, levando até a população informações numa linguagem didática e acessível.

O professor José Diniz explicou, ainda, que a CIENTEC vai receber a exposição itinerante da campanha, que mostra reproduções dos órgãos otorrinolaringológicos através de maquetes de grande porte, com três superestruturas infláveis, onde as pessoas podem se movimentar como se estivessem adentrando no próprio organismo, fazendo assim, um tour nesses órgãos.

A exposição também conta com profissionais da área que estarão presentes para esclarecer e orientar os visitantes sobre o bom funcionamento de cada órgão apresentado, com palestras interativas e jogos educativos. Tudo isso para que se possa transmitir a relevância de manter esses órgãos sadios.

Campanha Nacional
A exposição da Campanha Nacional de Saúde “Caminhos da Otorrinolaringologia”, vai passar por 17 cidades brasileiras. Além das maquetes, o aparato conta com uma carreta de 17 metros com um miniauditório, onde são realizadas palestras, aulas e atendimento para o esclarecimento de dúvidas sobre a especialidade.

Como a chegada da campanha ao Rio Grande do Norte coincidiu com a realização da CIENTEC, o espaço foi escolhido para abrigar a exposição. Assim, profissionais de saúde dessa área estarão até domingo, dia 28, explicando a campanha e a exposição.

O sítio do evento é o: http://www.caminhosdaorl.org.br.