quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estação Climatológica da UFRN apresenta equipamentos e informações sobre metereologia e a previsão do tempo

Crianças aprendem como funcionam e para que servem equipamentos metereológicos - Fotos: AGECOM
A Meteorologia também é parte da programação da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). O Estande da Estação Climatológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece uma vasta exposição sobre como são feitas as verificações que resultam na Previsão do Tempo.
Alunos adolescentes também acompanharam as explicações

As previsões do tempo chegam até nós através dos noticiários especializados e jornais. Mas de onde vêm essas informações? É o que se explica no estande da Estação Climatológica do Seridó da UFRN, Campus Caicó.

No estande é possível conhecer os principais equipamentos utilizados nas pesquisas e coletas dessas informações, tais como evaporímetros, barômetros, pluviômetros, termômetros, termógrafos, termo-higrômetros, termômetro de máxima e de mínima, termômetros de solo e outros.
A estação é uma das seis estações climatológicas do Rio Grande do Norte. Seu trabalho consiste em fazer a investigação dos fenômenos relacionados com a atmosfera, entre eles a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade do ar.

Os dados são enviados para o 3º Distrito de Meteorologia em Recife/PE, depois, enviados para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que fica em Brasília/DF, para prognóstico e distribuição nacional e até internacional.

As estações do RN pertencem ao 3º Distrito e são conveniadas com a UFRN, e estão disponíveis para pesquisas nas áreas de Meteorologia, Geografia e demais interessados. O objetivo é informar e divulgar o conhecimento sobre o nosso clima e tudo o que ele envolve.

De acordo com o técnico de laboratório e encarregado da Estação Climatológica do Seridó, Francisco Oliveira dos Santos, a Estação está sendo bem visitada por estudantes de todos os níveis e por diversos pesquisadores.

O técnico afirma ainda que este é um trabalho muito sério e que é preciso ter amor: “quando você trabalha sem amor, fica irresponsável e sua margem de erro fica muito alta e aqui não pode haver erros. Tem muita coisa dependendo do nosso trabalho”.

O trabalho realizado na Estação é importante para setores como agricultura, pecuária, abastecimento, aviação, marinha e muitas outras.