quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estudantes do Grupo Abrasus interpretam na CIENTEC peça sobre os desafios da saúde brasileira

O grupo teatral Abrasus apresentou na manhã desta terça-feira, 23, na Escola de Música da UFRN (EMUFRN), a peça Abrasus: Usando a Arte para Falar de Saúde. A atividade faz parte da programação da XVIII CIENTEC e foi prestigiada também por alunos da rede pública de ensino.

A peça faz um resgate histórico da saúde no Brasil começando na década de 1970 antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo une a música, poesia, teatro de fantoches, dança e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para falar da importância, dos desafios e das conquistas do SUS.

Criado para apresentação nas disciplinas Políticas de Saúde no Brasil e Políticas de Saúde no RN, ministradas pela professora Janete Lima de Castro, os alunos do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da UFRN se reuniram para estruturar o que seria a avaliação da turma nas disciplinas.

A ideia foi bem recebida por todos, tanto professores quanto alunos, e se tornou uma prática para divulgação da importância do SUS. Segundo uma das autoras da peça, a estudante de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Ulicélia Nascimento, o objetivo do grupo é promover uma reflexão acerca dos SUS propondo uma discussão saudável, com críticas construtivas e reconhecimento do trabalho realizado no sistema.

Nenhum comentário: