Visitantes da CIENTEC conhecem funcionamento de UTI no estande do Hospital Universitário Onofre Lopes

O estande do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), mostra todo o cenário de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).

Equipamentos como ventilador mecânico, ou respirador, tubo orotraquealcateter central, sondas e manequins colocados em macas, estão expostos no estande, dinamizando e dando veracidade à retratação de um ambiente de UTI.

O objetivo é familiarizar a comunidade com um ambiente de UTI, para que os familiares e pacientes entendam a atividade dos profissionais e saibam como se comportar na unidade.

Os visitantes do estande são orientados sobre assuntos como as visitas na UTI, materiais que podem ser levados para os pacientes e sobre a equipe.

Os estudantes universitários e residentes do HUOL, afirmam que é importante que os familiares dos pacientes entendam que a UTI conta com uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e outros.

No estande há também, espaço para a tecnologia. São expostos os projetos do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), no qual engenharias trabalham na área da biomédica, a fim de atender suas necessidades.

O estudante de engenharia da computação da UFRN, afirma que o LAIS tem uma proposta eficiente: “Nosso laboratório fica no HUOL e isso é importante para conhecermos os problemas e tentar resolvê-los”.

O estande ainda oferece serviços como verificação da pressão arterial e da glicemia, para adultos com idade a partir de 35 e 45 anos, respectivamente. Para os interessados em fazer o teste de glicemia, é importante estar em jejum.

Até a manhã desta quarta-feira, 24, 150 pessoas tiveram sua pressão verificada e mais de 70% delas apresentou alteração. Todas estas pessoas e demais interessados, são orientados sobre como controlar a pressão e sobre outros assuntos referentes à saúde com os profissionais no estande.