Biblioteca Central Zila Mamede oferece serviços, apresentações teatrais e oficinas durante a CIENTEC

BCZM leva serviços e oficinas para estandes na CIENTEC
A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) marca presença em espaço próprio na XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). Durante o evento, de 23 e 26 de outubro, divulga todos os serviços, promove encenações teatrais e oferece oficinas de origami às comunidades interna (docentes, discentes e técnico-administrativos) e externa (público em geral).

O estande da BCZM está localizado no Pavilhão Educação (estandes 107 e 108) e conta, em sua programação, com a divulgação do projeto “Libertando Livros no Campus Universitário”, que objetiva estimular nas pessoas o prazer da leitura através do incentivo à troca de livros.

O projeto “Libertando Livros no Campus Universitário”, com atividades diárias, de acordo com o seu idealizador, o bibliotecário Raimundo Muniz, parte da ideia de que os livros não têm dono e por isso devem ser continuamente transferidos para outros leitores, possibilitando assim a permanente e intensa troca de informações.

Os interessados em participar do projeto devem levar, ao estande da BCZM, livros usados em bom estado de conservação, preferencialmente de literatura e paradidáticos, para a permuta por outros dos mais variados gêneros.

Na quarta-feira, 24 de outubro, atividades culturais animaram o estande da Biblioteca. Entre elas, “Cuidados no manuseio dos livros” esquete com a participação de alunos do II período do curso de Biblioteconomia da UFRN, especificamente da disciplina História do Livro e da Biblioteca.

Nesta quinta-feira, 25, será comemorado o centenário de Jorge Amado com exibição de filmes baseados em seus romances, dentre eles: Dona flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste e Capitães da areia.

Na sexta-feira, 26 de outubro, com início às 16h, as atividades serão diversificadas. Primeiro com uma oficina de “Origami”, desenvolvida através de aula expositiva e prática, com aprendizagem de um artefato de papel, o tsuru, um dos símbolos mais conhecidos da cultura japonesa.

Depois com a exibição de documentários alusivos ao centenário de Luiz Gonzaga. Em seguida com a oficina “A importância da leitura da gestação a terceira idade”, atividade conduzida por alunos do curso de biblioteconomia, cuja proposta é despertar a atenção para a leitura em todas as fases da vida.

De acordo com a direção da BCZM, a mensagem desse despertar será levada em formato de atividade lúdica, para que crianças e adolescentes formem conceitos, selecionem ideias, integrem percepções, apreendam mais rapidamente e, o que é mais importante, compartilhem esses conhecimentos.