quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Literatura de Cordel é tema de exposição da II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal na CIENTEC

A II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ), montada na XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), exibe o Estande do Cordel, que já iniciou suas atividades nesta terça-feira, 23, dia da abertura do evento.

Os cordelistas Sírlia Sousa de Lima, Juarez Araújo, Marciano Batista de Medeiros, e Marcos Antônio de Andrade são alguns dos expositores.

Entre as obras, muitas novidades, como o romance “Vida e Morte de Lampião” de autoria do cordelista Marciano Medeiros, lançada em julho deste ano.
Segundo ele, o cordel é fruto de uma extensa pesquisa, baseada no Livro “Assim Morreu Lampião”, de Antônio Amaury Corrêa. Marciano Medeiros, que tem como característica o cordel sobre cangaço, afirma que sua obra, além de possuir a leitura divertida do cordel, é também rica e informativa.

“Trata-se de um texto um pouco maior que um cordel e menor que um livro, classificado, portanto como romance. Ele conta com detalhes os acontecimentos das últimas 24 horas do Cangaceiro Lampião e seu bando, incluindo a ação da polícia e a decapitação e enterro das cabeças dos onze cangaceiros executados”, explica o autor.

Outra novidade é o Cordel Eletrônico, um lançamento do cordelista Marcos Antônio de Andrade que, no formato dvd, apresenta o cordel acompanhado por fundo musical e por animações que retratam o texto.

Neste formato, o autor é pioneiro no Brasil, e está lançando na FLIQ os cordéis eletrônicos “O Lagarto do Folhiço”, “As doidices de Zé doido” e “No respeito às diferenças, zelemos pelo plural”.

O objetivo da iniciativa do cordelista é valorizar cada vez mais a cultura do cordel: “Vamos tirar o cordel do subterrâneo da literatura. Temos muitos cordelistas de qualidade para isso”, afirma Marcos Antônio.

No Estande do Cordel na FLIQ, os cordelistas estarão expondo o seu trabalho até o dia 26 de outubro, sexta-feira, com a venda de suas obras mais atuais e promovendo sempre um diálogo informativo sobre a literatura de cordel com todos os interessados.

As obras em folhetos podem ser compradas pelo valor de R$ 2. Os cordelistas também colocam à venda suas produções em outros formatos, como cordéis eletrônicos e livros com desenhos para colorir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário